As plantas são fundamentais para o equilíbrio do nosso planeta. Elas ajudam a purificar o ar que respiramos e ainda ajudam a reduzir em até 9% o consumo de energia, porque as folhas e raízes contribuem para o controle do clima. As folhas liberam umidade no ar amenizando o calor. Uma só planta pode liberar até 140 mil litros de água no meio ambiente por ano. Elas desenvolvem um papel de grande importância no ecossistema. Através delas são mantidos mais de 40% da biodiversidade, várias formas de vida como plantas, aves, mamíferos, insetos, etc... Elas também diminuem a poluição sonora e os ventos, mantém a umidade do ar e a regularidade das chuvas, suas raízes evitam a erosão e tornam os solos mais saudáveis. .

As plantas são poderosas e disso já sabemos. Usadas para curas e tratamentos cosméticos, há ainda quem acredite que algumas delas podem cortar mau-olhado e neutralizar qualquer força negativa. Outras trazem dinheiro, boa sorte e felicidade. Há também as que influenciam o destino, até mesmo das pessoas que não acreditam nessas coisas.
Aqui na Nossa Mini Horta , acreditamos que qualquer planta traz vários benefícios. Pelo prazer do contato, por ajudarem a manter nosso ar puro, pela beleza que conferem aos ambientes. Mas fizemos uma listinha com as capacidades associadas à algumas plantas, de acordo com a crença popular. Não custa nada tentar, não é? Se não surtir efeito, mal não vai fazer e você ainda terá plantas lindas por perto.
Alecrim – Tida como eficiente contra o mau-olhado e as forças do mal. É muito usado para enfeitar andores de procissões, em defumações e para benzer doentes.
Arruda – Tem grande popularidade entre os umbandistas e as benzedeiras, que a utilizam para evitar mau-olhado e afastar o azar. Alguns dizem que ela funciona apenas como termômetro das forças negativas do ambiente. Assim, quando o ambiente está “carregado” a arruda murcha.
Trevo-de-quatro-folhas – Traz sorte e tranquilidade para quem as possui. E quem carrega uma folhinha na carteira, nunca fica sem dinheiro.
Dinheiro-em-penca – Acredita-se que quem tem essa espécie em casa nunca fica sem dinheiro.